Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Telescópio Hubble completa 20 anos

O Telescópio Espacial Hubble, um dos grandes responsáveis por revolucionar a visão que a humanidade tinha do espaço e por popularizar imagens deslumbrantes de galáxias longínquas, está completando 20 anos de atividade neste sábado.

Para comemorar a data, a Nasa preparou uma galeria especial de imagens "vistas" pelo Hubble Universo afora.Veja abaixo algumas imagens captadas pelo telescópio Hubble nos últimos 20 anos.



Gás liberado por estrela moribunda, viajando a 900 mil km/h, forma uma borboleta celestial na nebulosa NGC 6302




A imagem, feita com seis diferentes filtros de cores, mostra a estrutura complexa em forma de fechadura na nebulosa NGC 3372



Estrelas recém-nascidas emergem de "ovos" -- pedaços compactos de gás interestelar -- na nebulosa da Águia, a 7.000 anos-luz da Terra



Galáxias das Antenas se fundem durante colisão, levando à formação de bilhões de estrelas



Galáxia espiral do Sombrero, com 50 mil anos luz de diâmetro e a 28 milhões de anos de distância da Terra





"Casca" de poeira em torno da estrela V838 Monocerotis, a qual, em 2002, ficou temporariamente com o brilho de 600 mil estrelas como o Sol




Onze anéis de gás compõem a nebulosa planetária do Olho do Gato, exemplo do que acontece com a morte de estrelas como o Sol



Imagens: Nasa

Público e crítica

O sucesso "de crítica e público" impressiona especialmente graças ao início nem um pouco auspicioso das atividades do telescópio.

As imagens iniciais do aparelho vieram distorcidas, tudo por causa de uma aberração esférica no espelho produzido para o Hubble pela empresa Perkin-Elmer em 1981.

Em dezembro de 1993, astronautas trouxeram "óculos" -- lentes corretivas -- para o telescópio, além de duas novas câmeras.

Desde então, as observações do Hubble permitiram, entre outras coisas, determinar que a expansão do Universo -- fenômeno inicialmente verificado por Edwin Hubble, astrônomo que deu seu nome ao aparelho -- estava se acelerando.



Fonte: Folha Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário