Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Fichamento do Livro, Introdução a Antropologia de Claude Rivière

* Conceitos e Métodos da Antropologia

A antropologia tem como postulado a unidade do gênero humano, o que não significa que se ocupe simplesmente do homem. As sociedades primitivas foram as que tiveram seus primeiros objetos sociais analisados por especialistas, sendo considerada por eles mais autênticas e transparentes do que as sociedades civilizadas. Novas Metodologias surgem no inicio do século XX e após a segunda guerra mundial se desenvolve a aplicação dos métodos da etnologia ao mundo industrial.
O Antropólogo que deseja trabalhar fora de sua sociedade deve repensar noções como a distanciação em relação ao outro mundo. Vivemos conforme nossas culturas, não estranhas para sociedades que vivemos e estranha para diferentes sociedades, que vivem diferentes culturas.

I - Conceitos Fundamentais
a)O outro
Uma vez que a antropologia estuda as diferenças entre sociedades e culturas, destina a si própria a tarefa de pensar o outro. carcteristicas diferentes de povos diferentes, o que gerava preconceitos. A distinção entre eu e o outro, é prosposta apenas por uma finalidade de um conjunto de regras e métodos que conduzem à descoberta.

b)O etnocentrismo
Falar dos outros não é falar nas costas dos outros nem contra eles. Cada um deles teria a a visão sempre baseada nos valores adotados pelo seu grupo.
O etnocentrismo consiste em livrar-se, julgando de forma moral, religiosa e sociais de outras comunidades, de acordo com as nossas próprias normas considerando suas diferenças como anomalia.

c)A etnia
A etnia geralmente define-se como uma população, que possui uma tradição cultural comum, as vezes resultado de uma necessidade.

d)Etnologia e antropologia
O fato de a mesma disciplina chamar etnografia, etnologia, antropologia social ou cultural, se dá por ligeiras diferenças de conteúdos, objetos, metodologias.
A etnografia, etapa onde são recolhidos os dados, correspondem a um trabalho de observação e escrita.
A etnologia, fase das primeiras sínteses, elabora trabalhos fornecidos pela etnografia, onde após analise e interpretação, visa construir modelos e estudar suas propriedades formais a um nível de síntese teórica, tornando possível uma analise comparativa.
A antropologia, fase mais generalizada que a etnologia feita após comparações, tendo a antropologia social na qual são estabelecidas as leis das sociedades em geral, antropologia cultural onde temos os traços culturais que são de grande importância pra essa antropologia.

e)Objeto e atitude da antropologia
A antropologia tem como objeto unidades sociais, e atitude consiste em extrapolar o global a partir do local, mediante a apreensão relações interindividuais e institucionais, dos princípios de organização e de produção, dos valores que dirigem a vida comunitário. Quando se procuram diferenças e semelhanças de grupos humanos o ponto de vista comparativo sempre permanece.



II – Relação entre disciplinas afins
Antropologia e sociologia
A antropologia constituiu-se em estreita relação com a sua irmã quase gêmea, a sociologia. No século XIX, surge a necessidade de uma reorganização social, é dessa necessidade que nasce o sociologia, pouco depois o interesse romântico pelo exótico. o desejo kantiano de criar uma antropologia de orientação filosófica e o projeto colonial, convergem para a fundação da etnologia.
As duas ciências caminham junto, os interesses dos sociólogos e dos etnólogos convergem, a partir de agora, sobre a pesquisa das estruturas e funções sociais e sobre uma analise da dinâmica das sociedades atuais.
Antropologia e história
A historicidade é inerente ao social convém não forçar a oposição, tendo uma historia debilidade pela escrita e a temporalidade, a identidade a consciência. As Clivagens herdadas do passado se tornam caducas à medida que a etno-historia elabora a historia da sociedade que eram ditas sem historias. há cerca de trinta anos que a antropologia histórica vem se desenvolvendo fortemente.

III- A arte e o método
Durante muito tempo as pesquisas de terrenos comprovaram, e desterro que a etnologia podia conduzir, implicava na saída de de suas próprias civilizações, no confronto contra as demais.
O que se pode tornar mais pesado de assumir na aventura etnológica no estrangeiro é ser visto com um objeto exótico. Qualidade na observação é o mimetismo, fazer como os outros para levar a esquecer o mais possível a sua diferença. Partilhar sua vida cotidiana observando o objeto, captando suas motivações seria possível compreender seus valores.
A observação do participante embora não seja a que envolva mais técnica de investigação, é a mais exigente. Sob a forma de conselhos do pesquisados existes regras gerais de observação muito úteis, o observador deve ter competência e personalidade, uma boa capacidade para desvendar problemas, utilizando técnicas pra um bom procedimento, tendo assim um conteúdo bem elaborado que sirva de base para elaboração do relatório.
Os Investigadores simplesmente podem trabalharem sozinhos, porem poderão solicitar o alargamento da sua rede de informação, terão informadores que se não expostos pela circunstância poderão ser escolhidos em função do seu saber.
Tendo na maior parte das vezes uma investigação antropológica terminada pela redação de uma monografia, em que se expõem seus resultados. Uma monografia deve idealmente ser descritiva e única atingindo o singular e o geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário