Páginas

sábado, 20 de março de 2010

O Capitalismo e suas fases

Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa que os próprios cidadãos podem tomar para serem empresários e abrirem seu próprio negocio.
Teve origem na passagem da Idade Média para Idade Moderna séc. XIII e XIV . Surgindo a burguesia, nova classe social que buscava o lucro através de atividades comerciais, cambistas e banqueiros cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, são identificados ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acumulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.

Esse sistema se dividiu em 3 partes.

1ª Fase - Capitalismo Comercial ou Pré Capitalismo: séc. XVI ao XIII onde apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentra-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucra mais quem compra e vende a mercadoria, do que quem á produz. O sitema de troca começa a ser substituido pela moeda, e a mão-de-obra começa a ser assalariada.

2ª Fase - Capitalismo Industrial: séc. XIII ao XX, acontece a Revolução Industrial que fortalece o sistema capitalista e solidifica sua raiz. As empresas usam o próprio lucro para investir em si mesma. Começam a comprar maquinas para substituir a mão de obra do homem (Trabalho mais rápido e uma margem de lucro maior). O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão-de-obra dos operários.

3ª Fase - Capitalismo Financeiro: séc. XX até os dias de hoje, é caracterizada pela crescente GLOBALIZAÇÃO, grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais.

Postagem tendo como base o site suapesquisa.com

Um comentário: