Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Mito ou verdade =S

Desconectar o pen drive sem usar a remoção segura estraga o aparelho ?

Sim, a opção “remover hardware com segurança” tem por que existir, ela não está lá para enfeitar o computador. A porta USB do computador tem corrente elétrica, por isso é possível usar os dispositivos e carregá-los ao mesmo tempo (como ocorre com muitos celulares, como o iPhone).

A remoção direta do dispositivo pode gerar um pequeno curto, que pode queimar a porta USB do computador ou mesmo o dispositivo USB, o que acarreta na perda dos dados armazenados no dispositivo.

Por isso, é altamente recomendado sempre usar o assistente para remover o hardware com segurança para desconectar seus dispositivos.



É impossível navegar de forma anônima na internet ?
A internet tem uma fama de terra sem lei, onde tudo é possível sem que a pessoa seja descoberta. Isso, até certo ponto, tem um grau de veracidade. Existem diversos mecanismos que permitem às pessoas navegar pela rede e seus servidores de forma anônima. Porém, existem alguns meios bastante eficientes de rastreamento dos endereços IP do computador que executou determinada a ação. Entretanto, é possível navegar em pontos de acesso públicos, bibliotecas e universidade com baixo grau de controle de quem está usando o computador em um dado instante, dificultando a identificação de quem efetivamente acessou o site ou entrou em um sistema.

Claro que esta discussão é mais longa do que um simples item em uma coluna sobre mitos, principalmente se olharmos para o protocolo IPV6 que está engatinhando entre os provedores. Mas, em alguns anos, será uma realidade e certamente irá mudar nossa visão de privacidade e anonimato.

Usar o notebook ligado direto na energia por muito tempo estraga a bateria ?
Já foi o tempo em que este mito era um plausível: na época em que as baterias de níquel cádmio tinham um problema de “efeito-memória”, sendo necessário sempre deixá-las descarregar totalmente para dar uma nova carga, evitando reduzir sua durabilidade. As baterias atuais, de lítio, não têm esse problema e, portanto, não é preciso retirar a bateria do notebook para usá-lo direto na energia. O usuário precisa ter em mente que as baterias têm vida útil e que, com o passar do tempo, sua capacidade é naturalmente degradada fazendo com que o notebook permaneça cada vez menos tempo ligado sem a fonte de alimentação.

O Linux é mais seguro que o Windows em relação a vírus?
A grande maioria dos vírus disseminados pela rede hoje em dia tentam atingir usuários do sistema operacional Windows. Portanto, quem usa Linux pode ficar um pouco mais tranquilo.

Isso não quer dizer, no entanto, que o Linux é 100% seguro. Mesmo que o núcelo do sistema fique livre de brechas, podem existir falhas, conhecidas como "exploits", em outros programas, como o Mozilla Firefox. Mas nada é 100% seguro, e na comparação com o Windows, o Linux ainda leva vantagem em segurança.

Fonte: G1 Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário