Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Formspring.me repete Orkut e atinge 3,9 milhões de brasileiros em 3 meses

Serviço de perguntas e respostas lançado nos EUA em novembro triplica base no Brasil em relação a dezembro e repete ascensão da rede social no País.

O Formspring.me, serviço de perguntas e respostas lançado em novembro nos Estados Unidos, vem repetindo desempenho que apenas um site já conseguiu entre os brasileiros: a rede social Orkut, do Google.

Dados do Ibope Nielsen Online mostram que o Formspring.me atingiu 3,9 milhões de usuários únicos em janeiro, crescimento de três vezes em relação aos 1,3 milhão de internautas registrados em dezembro no Brasil.

O número corresponde a 10,5% da base total de internautas no País em janeiro, segundo o Ibope. A rede social do Google também demorou os mesmos três meses para atingir a mesma marca em 2004.

Já o YouTube precisou de sete meses para chegar à participação no Brasil, segundo o analista do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

Em ambos os exemplos, Ibope computava apenas acessos vindos do ambiente doméstico. Alterado em maio de 2009, o sistema de medição da consultoria computa atualmente tanto acessos domésticos como corporativos.

Seja em números absolutos ou relativos, o Ibope aponta que o Brasil é o mercado onde o Formspring.me é mais popular no mundo.

Nos Estados Unidos, onde foi criado, o serviço atingiu 2,3 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 1,1% da base total de internautas no país.

Segundo Calazans, o crescimento é baseado em um grupo composto tanto por "meninas adolescentes, socializando-se em meios às informações sobre os amigos, como já fazem no Orkut" e "jovens até 24 anos, que procuram humor na internet e encontram no Formspring.me uma fonte inesgotável de perguntas e respostas divertidas".

Tal qual a popularização do Twitter entre os brasileiros, o Formspring.me se beneficia do tráfego que recebe do Orkut - 28,2% das referências feitas ao serviço de pergunta e resposta vem da rede social do Google, enquanto a plataforma de microblog é responsável por 14,1%.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário