Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Fichamento do livro APRENDER ANTROPOLOGIA de François Laplantine

APRENDER ANTROPOLOGIA (François Laplantine)


No inicio dos séculos Laplantine afirma que o homem sempre estudou o homem e sua sociedade, mais a visão do homem como um objeto de estudo surgiu recentemente apenas no século XVIII, tendo o projeto alcançado ainda na metade do século seguinte onde o homem começa a usar a ciência e passa a tratar o homem como indivíduo e como ser social, tendo de ter uma dualidade radical entre observador e seu objeto. Assim os primeiros antropólogos da época estudaram as sociedades longínquas (primitivas), como numa situação de laboratório, para assim compreenderem a organização “complexa” de nossas próprias sociedades.

Com o desaparecimento das sociedades primitivas no inicio do século XX , a antropologia sofre com uma crise de identidade, onde surge uma questão “a morte do selvagem há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?” onde podemos observar 3 respostas.

1)O antropólogo aceita sua morte e volta para o âmbito de outras ciências humanas, como a sociologia.

2)Ele sai em busca de uma outra área para estudo, o camponês se torna ideal já que foi deixado de lado pelos outros ramos das ciências humanas.

3)O terceiro caminho, que inclusive não exclui o anterior, através de uma abordagem epistemológica que diz que a antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular ele afirma que antropologia nada mais é um certo olhar, um certo enfoque que consiste no estudo do homem por inteiro, em todas sociedades, estados e épocas.


O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO


Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Laplantine aponta 5 áreas que mantem relações estreitas entre si;

A antropologia biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo, Estudos que são feitos observando o desenvolvimento do homem conforme sua cultura e genética, permitindo assim discernir o inato do adquirido.

Antropologia pré-histórica:é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo, projeto que se liga a arqueologia visando reconstituir sociedades desaparecidas.

Antropologia lingüística: estuda a linguagem onde através dessa poderemos extrair valores, preocupações, sentimentos, pensamentos, expressões de indivíduos que compõem tal sociedade.

Antropologia psicológica: consiste nos estudos dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.

Antropologia social e cultural (ou etnologia): abrange tudo que constitui uma sociedade sua economia, técnicas, organização política e jurídica, sistemas de parentesco, sistemas de conhecimento, crenças religiosas, línguas, psicologia e suas criações artísticas. Estudo que não objetiva o levantamento sistemático desses aspectos, e sim em mostrar a relação entre si próprios e a sociedade.


O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE


A antropologia é o estudo de todas sociedades humanas, as culturas da humanidade é como uma diversidade histórica e geográfica. Visando constituir os “arquivos” da humanidade em suas diferenças significativas, ela inicialmente privilegiou as áreas de civilização exteriores à nossa. Devemos reconhecer que o conhecimento antropológico de cada cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas e que somos uma cultura possível entre muitas mais não única, Implicando um descentramento radical provocando uma ruptura com a idéia de que existe apenas um centro do mundo.



DIFICULDADES


1)A primeira dificuldade se manifesta ao nível das palavras. Etnologia ou antropologia? Etnologia é mais usada pelos franceses, insiste na pluralidade irredutível das etnias. Antropologia é mais usada pelos países anglo-saxônicos, e diz respeito ao estudo das instituições e costumes.

2)A segunda dificuldade diz respeito ao grau de cientificidade que convém atribuir à antropologia, pois o objeto é da mesma natureza do sujeito que o estuda. Para resolver esta questão, propôs-se encarar a sociedade como sistema natural, então a antropologia seria uma ciência natural, já outros preferem encarar a sociedade como sistema simbólico, então a antropologia seria uma espécie de “arte”.

3)Uma terceira dificuldade provém da relação ambígua que a antropologia mantém com a História. Uns são contra uma relação muito íntima, enquanto outros alegam que esta relação pode gerar bons frutos, como os de Gilberto Freyre.

4) A quarta dificuldade provém das oscilações da antropologia. Se ela seria útil e em que. Ela foi usada desde sempre nas colonizações. E se o antropólogo deveria atuar para transformar a sociedade em que vive, posição a qual Laplantine se mostra contrário. Porém, reconhece duas urgências: a) Preservação dos patrimônios culturais locais ameaçados e b)análise das mutações culturais impostas pelo desenvolvimento extremamente rápido de todas as sociedades contemporâneas.

5) A quinta dificuldade diz respeito ao tamanho deste estudo, pois a antropologia hoje é muito rica, diversificada e fica difícil abranger todas as suas áreas. Finalmente, afirma que este estudo é para apreciação de todos, antropólogos ou não.

3 comentários:

  1. Adorei seu fichamento desse livro, precisava de algo sobre o mesmo e foi com seu fichamento que pude estudar para prova. Valeu Diego.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha lhe sido util, vlw.

    ResponderExcluir
  3. eu preciso entender um pouco mais sobre o restante do livro, e vc fez o fichamento apenas da introdução, ainda assim agradeço vai me ajudar p prova. vlw

    ResponderExcluir