Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Osteoporose

Osteoporose

Osteoporose doença generalizada do osso, caracterizada pela diminuição da formação de osteoblastos combinada com um aumento da reabsorção de osteoclastos, resultando ossos finos e porosos com muito pouco osso.
Ainda que a lesão esquelética seja a mesma, existem vários tipos de osteoporose, os muitos fatores etiológicos na produção da osteoporose incluem distúrbios hormonais, desuso e senelidade, sendo que em alguns pacientes dois ou mais fatores podem estar combinados.
Com o aumento e a diminuição da secreção de hormônios antinabolizantes e anabolizantes respectivamente, teremos um desequilíbrio hormonal o que terá como consequência uma osteoporose, a osteoporose também pode ser causada pelo desuso, partes do esqueleto que por algum motivo esteja sendo menos usadas, assim como todos os tecidos do corpo o osso não é exceção e também atrofia, por isso a fisioterapia quando o osso fica imobilizado por um certo período.
Osteoporose pós menopausa e senil: essa a mais comum a ser observada, quando a mulher desenvolve a osteoporose entre a menopausa e a idade de 65 anos é caracterizada osteoporose pós-menopausa, em homens e mulheres com idades acima de 65 anos caracterizamos por osteoporose senil.
O osso se tornam frágeis e quebradisso, podendo ser fraturado facilmente, podendo ser fraturas patológicas grosseiras ou até mesmo microscópicas.
Além da dor óssea no início da osteoporose, o paciente geralmente exibe um grau anormal de cifose dorsal, podendo ser revelados em estudos metabólicos um balanço negativo de cálcio.

Resumo com base no livro, Distúrbios e lesões do sistema músculo esquelético, Autor: Robert B. Salter

Nenhum comentário:

Postar um comentário